Como surgiu o pastel no Brasil?

13456

Como surgiu o pastel no Brasil?

sushi

                O pastel é uma comida à base de farinha, que agrada a muita gente. Mas para quem gosta tanto do aperitivo, já parou para pensar, em como surgiu o pastel no Brasil? Com a forma de um envelope, o pastel pode ser recheado de vários sabores, e é frito por imersão em óleo bem quente, virando essa maravilha de mistura de uma massa fina e muito sabor por dentro.

O pastel é um dos alimentos mais encontrados em lanchonetes e carrinhos de rua, e tanto no comércio popular do Brasil estando espalhados também pelo mundo. Mas para entender como surgiu o pastel no Brasil, é preciso voltar um pouco no tempo.

Existem duas hipóteses do surgimento do pastel, embora ambas apontem para a Ásia. A primeira hipótese é de que o gyosa japonês, foram os pioneiros dos pastéis de feira do Brasil, e a outra é que o rolinho primavera (harumaki), dos chineses, foi o ancestral que se aprimorou e virou o pastel. A batalha então é sobre quem veio antes o gyosa ou o harumaki.

Em todos os casos os imigrantes asiáticos foram os responsáveis por desembarcar a guloseima no Brasil por volta da 2ª Guerra onde popularizaram o pastel por aqui. As pastelarias surgiram e tipicamente você vê chineses por trás dessas delícias. Mas quem realmente trouxe o pastel para o país?

sushi

História do pastel no Brasil

A história de como surgiu o pastel no Brasil, da forma como conhecemos hoje, se deu por volta da década de 40, quando descendentes de japoneses levaram a receita para todo o estado de São Paulo. A receita foi se espalhando pelo estado e logo para o resto do país, sendo que na década de 1940 também se tornou um dos alimentos mais consumidos no estado paulista.

Só em 1950 que o pastel chegou a Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e passou a ser vendido em feiras, pastelarias, e vários outros lugares. Na década de 60, o costume se espalha para o sul do Brasil e a primeira pastelaria em Maringá é criada, o que ajudou a espalhar o costume para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Em Blumenau a primeira pastelaria foi criada em 1970.

A origem do pastel

O pastel que conhecemos hoje vieram de ambos, rolinho primavera e gyoza, ambos chineses, mas esse último pastelzinho ficou mais difundido no Japão que no resto da Ásia. Sendo assim, os pasteis foram inventados por imigrantes chineses que vieram para o Brasil, por volta de 1890, adaptando os ingredientes e a receita com o que era encontrado por aqui.

Os japoneses entraram na história, pois na época da 2ª Guerra, foram os que mais difundiram o prato pelo país, eles se disfarçavam de chineses para que não fossem discriminados pelo que estava acontecendo na guerra.

Receita de massa e pastel

Depois de falar tanto sobre o assunto e entender melhor como surgiu o pastel no Brasil, nada melhor que aprender a fazer a massa do aperitivo mais popular do país.

– Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • Meia xícara de chá de óleo
  • Meia dose de pinta
  • 1 colher de chá de vinagre
  • 250 ml de água
  • 1 colher de sopa de sal

– Modo de preparo

Os ingredientes devem ser misturados com a mão inicialmente e depois em uma bancada lisa com farinha, é preciso começar a sovar. Sove bem a massa e depois use um rolo para estica-la. É nessa hora que você deixa a massa na espessura que quiser. Corte a massa do tamanho adequado para fazer os pasteis, o recheio é a vontade e do que seu gosto. E frite em óleo bem quente.

Fonte: http://querofazersushi.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *